A comunidade Betânia nasceu na década de 40, com cinco famílias de norte-americanos, em reuniões semanais nas quais estudavam a Bíblia e oravam pela obra missionária. Ali, na casa de um jovem comerciante da cidade de Minneápolis, chamado Theodore A. Hegre, Deus foi abrindo seus olhos para o mundo não-evangelizado.
Começaram a fazer todo o possível para cooperar, mas perceberam que a maior parte do dinheiro era gasto apenas no sustento das famílias. Então, sob a orientação de Deus, venderam suas casas, reuniram os recursos e compraram uma sede, onde todos foram morar e trabalhar. As famílias tinham tudo em comum e ninguém recebia salário, para que o máximo de dinheiro ficasse realmente à disposição do Senhor.

O Seminário e Instituto Bíblico Betânia (SEMIB), na cidade de Altônia, PR, e a Editora Betânia foram os primeiros trabalhos da MEB no Brasil.
Além do SEMIB, a Missão Evangélica Betânia tem o Seminário Bíblico de Petrolina, PE (SEB), Esse ministério com escolas já atravessou fronteiras, e hoje a MEB está presente também no Paraguai, com o CEMB, localizado na cidade de Luque, e em funcionamento desde 1986, e em vários outros países.
Em Curitiba, desde 1982, com o RECANTO DA PAZ e atuando em projetos sociais, foi fundado em 1999 o Seminário Betânia de Curitiba, (SEMIBC) que em 2014 tornou-se a FACULDADE TEOLÓGICA BETÂNIA ( FATEBE), mediante o credenciamento do ministério da Educação (MEC).
Outro abençoado ministério da MEB no Brasil é o BETAMAR, localizado na cidade de São Francisco do Sul, SC, que se dedica a ajudar líderes cristãos a recuperarem a força e o vigor perdidos, muitas vezes, na árdua e desgastante caminhada ministerial.

A Missão Evangélica Betânia (MEB) chegou no Brasil em 1963 e foi a primeira iniciativa ministerial dos fundadores fora da América do Norte. Hoje, a Missão Evangélica Betânia está presente em várias partes do nosso país e também fora dele, atuando por meio da literatura, de treinamento e de missões transculturais.

 

A primeira publicação da Editora Betânia foi a revista Mensagem da Cruz que, desde 1965, circula no mundo de fala portuguesa, edificando a vida de milhares de pessoas. Possuidora de uma profunda convicção ministerial, a EB publica e distribui literatura com a finalidade de equipar os cristãos para evangelizar e edificar vidas. A Editora conta ainda com uma gráfica que presta serviços a outras editoras e a clientes em geral, e com duas livrarias, uma em Curitiba, PR, e outra no Rio de Janeiro, RJ.

Para viabilizar ações em terras estrangeiras, em 1994 a MEB criou a Junta de Missões Betânia (JUMIB),órgão interdenominacional de apoio e assistência a missionários transculturais.
Cada um desses ministérios tem o firme propósito de fazer com que, a cada dia mais, o reino de Deus se estabeleça aqui na terra.

Confira algumas fotos